SINDICATO E GRÁFICOS DO GALPÃO UM DA ESDEVA DÃO PASSO IMPORTANTE PARA MELHORIA DA JORNADA E SEGUEM NA LUTA

Na última terça-feira (10), em cinco assembleias realizadas pelo sindicato com horários distintos, a primeira iniciada às 6h e a última às 22h, os gráficos do administrativo, da portaria e dos três turnos produtivos da unidade um da filial da Esdeva deram o primeiro passo concreto para a melhoria de suas jornadas semanal de trabalho através da conquista e da aprovação do primeiro acordo que começa a valer a partir do próximo dia 30. Com isso, o pessoal da produção, por exemplo, deixa de trabalhar todo final de semana e passa a folgar um sábado (1ª e 2º turnos) e um domingo (3ª turno) mensal. Ainda assim, os profissionais, apoiados pelo Sindigráficos, deram um sinal para empresa que é preciso avançar mais.

Na votação, 47% dos gráficos dos três turnos rejeitaram o acordo porque reivindicavam o trabalho alternado nos finais de semana, como acontece nas gráficas do segmento. E os 53% que aprovaram, fizeram para garantir uma folga mensal e depois continuar na luta por mais dias de folga. Além disso, a folga conquistada dependeu da redução do intervalo de tempo da refeição deles mesmos. Por conta disso, como verificado através do saldo da votação, os trabalhadores demonstraram que a empresa precisa dar a sua contrapartida, que passa pela folga em finais de semana alternados.

“Demos um passo importante com este acordo em relação à jornada e em outras questões, mas ainda tem muita luta pela frente, como foi colocado pela própria categoria através do resultado da votação, esta que mandou um recado direto para direção da gráfica, mas também aos trabalhadores que precisarão se organizar ainda mais junto do sindicato para conseguir evoluir no galpão um da filial em Cajamar. No local, até o momento, 50% dos 140 gráficos decidiram se sindicalizar, faltando uma outra metade. No galpão dois, que começou a operar somente há quatro meses, não tendo nenhum acordo, ainda faltam 90% dos 70 empregados se associarem e lutarem com a gente”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

Pelo acordo de jornada aprovado para o galpão um da filial da Esdeva, 100% dos gráficos da portaria, que votaram, aceitaram a jornada 12×36. O horário específico para/pelo pessoal do administrativo contou com 80% favorável. E só 53% de aceitação pelos gráficos dos três turnos produtivos

Além da jornada, o acordo, que terá validade de 12 meses, incluiu todos os empregados da unidade no seleto grupo da categoria dentro do estado que tem o direito ao feriado no Dia Nacional dos Gráfico (7 de fevereiro). E passam a contar com a proteção direta do sindicato na hora da rescisão do contrato de trabalho, garantindo-lhes com que todos direitos estejam incluídos e seu devido pagamento, bem como evitar a demissão estando doente. A empresa passa a homologar a rescisão no Sindigráficos. Isso antes era obrigatória a todas empresas, mas foi flexibilizada pela reforma trabalhista. Porém, enquanto vigorar o acordo atual, volta a ser obrigatória.