SINDICATO E NOVA PÁGINA MANTÉM ACORDO ONDE A MAIORIA DOS GRÁFICOS TRABALHA SÓ DE 2º A 6º E COM FERIADO NESTA SEXTA

Nesta sexta-feira (7) será o Dia Nacional dos Gráficos. Em alguns estados é feriado para os trabalhadores da categoria. Ninguém trabalha e a gráfica é quem paga. Infelizmente, não é feriado nas gráficas em São Paulo. Mas devido à renovação de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Nova Página em Cajamar, firmado pelo Sindicato da classe (Sindigráficos) com o aval dos gráficos, a folga remunerada continua garantida na localidade. Um terço dos profissionais da gráfica estão sindicalizados, o que fortalece a luta sindical por melhores condições laborais. O ACT inclusive mantém a jornada de trabalho para maioria dos gráficos de segunda a sexta-feira.  Portanto, este final de semana será feriadão para os empregados do local.

O feriado do Dia do Gráfico está garantido para todos os 121 empregados da Nova Página. E caso a empresa precise funcionar sexta, terá de pagar mais pela hora de serviço do profissional. O acordo define o valor da hora-extra de 150%, índice bem maior que o máximo definido pela convenção coletiva da classe. Portanto, tudo indica que a maioria dos trabalhadores deve ter um feriadão neste fim de semana, com folga nesta sexta-feira, sábado e domingo. A folga sábado e domingo consta nos termos também do ACT, onde garante a jornada de trabalho para a grande maioria só de 2ª a sexta-feira. Atualmente, somente uns 20 funcionários trabalham nos dias de sábado, e, mesmo assim, de forma alternada, de 15 em 15 dias.

Pelo acordo, 96 funcionários, da produção e do administrativo, trabalham em três horários distintos. Todos somente de 2ª a 6ª e largando mais cedo nas sextas-feiras. O primeiro horário é de 2ª a 5ª das 6h às 16h. E vai até às 15h na sexta. O segundo horário é de 2ª a 5ª das 7h30 às 17h30. E termina às 16h30 na sexta. O terceiro horário é de 2ª a 5ª das 10h às 20h, largando às 19h na sexta-feira. Os demais 25 trabalhadores laboram em regime de turnos. E eles contam com condições diferenciados, como o dejejum – pequena refeição ofertada 10 minutos antes do início do turno.

Dos três turnos existentes, o 3º não trabalha em dia de sábado e domingo. A jornada é de segunda a sexta-feira das 22h às 6h. O 1º turno é das 6h às 14h. E repete esse horário a cada sábado quinzenalmente. O 2º turno é das 14h às 22h. Também laboram em sábados alternados. Mas largam mais cedo, às 20h30. Essa jornada semanal foi aprovada pelos próprios gráficos, assim como ocorreu com aqueles dos horários administrativos.

“Desde que a Nova Página saiu da capital e veio para Cajamar, há uns 10 anos, temos mantido uma boa relação com a empresa diante da sua postura de respeito com o trabalhador. Removamos o acordo de jornada, por exemplo, há uns 8 anos. O ACT atual tem validade até dezembro de 2021. A empresa também tem unidades em Varginha/MG e em Manaus, no Amazonas”, informa Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.