SINDICATO GARANTE ACORDO PARA GRÁFICOS TRABALHAREM QUATRO DIAS E FOLGAREM TRÊS POR SEMANA COM SALÁRIO COMPLETO

O retorno das férias dos trabalhadores da FlexCoat, empresa em Indaiatuba enquadrada como gráfica há menos de um ano pelo sindicato, será de melhorias na jornada de trabalho. Um acordo coletivo negociado pela entidade sindical com a gráfica há poucos dias, já aprovado democraticamente por ampla maioria dos empregados, garante descanso semanal toda sexta, sábado e domingo. O acordo passa a vigorar em 1° de agosto, dia em que termina as férias coletivas de quase 130 gráficos do local. A negociação também garante um feriado a mais anualmente, no dia 7 de fevereiro, quando é comemorado o Dia Nacional do Gráfico.

O sindicato permitiu inclusive que a votação dos trabalhadores ocorresse de forma secreta. Com isso, todo mundo pode opinar sem nenhum tipo de preocupação. A assembleia e votação foi no dia 17 de junho no pátio da FlexCoat. Dos 116 que participaram, 95 aprovaram a nova jornada de 11 horas de trabalho diário de segunda a quinta-feira semanalmente, com folga de sexta-feira a domingo. Democraticamente, 21 gráficos puderam rejeitar tal mudança, sendo três do setor Administrativo e 18 da produção.

“Venceu a democracia. A maioria escolheu a mudança da jornada, da qual não só garantirá menos dias de trabalho semanal e mais dias de folga, além do feriado do Dia do Gráfico, mas também uma remuneração maior se trabalharem em alguns feriados anuais, a exemplo do Natal, Ano Novo, Sexta-feira Santa, Páscoa e o Dia do Gráfico. Se laborarem nestes feriados, a empresa terá de pagar o percentual de 150% de hora-extra e não 100%”, conta Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

O sindicato e a empresa também beneficiaram no acordo o interesse de trabalhadoras que rejeitaram esta nova jornada por alegarem dificuldades que iria provocar em suas rotinas pessoais. Uma jornada diferenciada foi criada para acomoda-las, sem que perdessem os benefícios do acordo. Ao invés de folgarem três dias por semana, descansarão todo sábado e domingo. Foram criados dois turnos específicos para estas profissionais: De segunda a quinta, das 7h30 às 17h30, largando as 16h30 na sexta. De segunda a 5ª, das 17h20 às 02h40, e das 16h20 às 00h40 na sexta.

Por ser uma empresa recém enquadrada enquanto gráfica, ainda não há nenhum trabalhador associado ao sindicato. Na verdade, somente agora que os empregados da FlexCoat conheceram os sindicalistas, estes que estão trazendo benéficos para todos do local. O Sindigráficos espera que agora que conhecem a entidade e o compromisso sindical ao  trazer melhorias para eles, que possam reconhecer a atuação sindical  e assim começar a se sindicalizar. Juntos somos mais fortes. SINDICALIZE-SE!