SINDICATO GARANTE FERIADO DA CLASSE PARA GRÁFICOS DA JANDAIA NO PRÓXIMO DIA 7. E FOLGAS MENSAIS CONTINUARÃO  

Daqui a duas semanas, no próximo dia 7, em plena quinta-feira, será dia de folga remunerada para os gráficos de diversas empresas de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e região. O dia Sete de Fevereiro é o Dia Nacional da categoria. A data é em referência à grande greve no ano de 1923, onde garantiu a primeira convenção coletiva de direitos dos gráficos no Brasil, antes ainda da existência da CLT e do Ministério do Trabalho e Emprego. A greve também garantiu aos trabalhadores o direito de terem seu sindicato. Em Caieiras, por exemplo, todos os trabalhadores da Jandaia também terão o mesmo direito da folga remunerada. Essa dispensa é resultado da negociação do Sindicato da classe (Sindigráficos) com as gráficas onde possuem Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente à jornada laboral.

O ACT na Jandaia inclusive só foi definida há poucas semanas. Mas tudo foi concluído em tempo para que o Dia do Gráfico fosse garantido no local. Após meses de negociação, o Sindigráficos conseguiu o aval positivo da empresa para manter o acordo por mais dois anos. Em alguns estados do país, como em Pernambuco, Pará e Minas Gerais, o feriado é estendido a todos gráficos, independente de acordo por empresas. Em São Paulo, como a folga remunerada do dia 7 de fevereiro não consta em convenção coletiva, ela somente é possível através de ACT, como tem priorizado o Sindigráficos quando tem o apoio da categoria. Na Jandaia, por exemplo, dos 390 trabalhadores, quase a metade está sindicalizada. Associe-se!

Além do importante feriado especial da categoria na Jandaia, a entidade ainda garantiu a manutenção de uma folga mensal extra para todos os gráficos que atuam no 2º turno da empresa. O descanso adicional foi mantido no novo acordo porque o expediente deles é maior que os demais turnos, sendo justo o benefício a cada mês. O ACT inclusive foi aprovado pelos funcionários da localidade através de votação individual e secreta. A maioria foi favorável. 233 gráficos dos três turnos aprovaram, ante uma rejeição de 53. O administrativo também aprovou: 47 sim x quatro não.

Para Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos, foi um acordo muito positivo, sobretudo em tempos da lei da reforma trabalhista e do governo federal atual que atacam os direitos e a proteção da classe trabalhadora. Nesta conjuntura difícil, sem a unidade e a mobilização da classe em torno do seu sindicato, muitas empresas atuarão para reduzir e retirar direitos dos gráficos, esquivando-se inclusive da garantia de acordos históricos. Não resta outro caminho, senão juntos ao Sindicato. Juntos somos fortes.

Por esta razão, é preciso que mais gráficos da Jandaia se sindicalizem-se, mesmo diante do ACT já renovado, visto que havia um pleito para que fosse garantido folgas alternadas nos sábados e não somente uma por mês. Embora, no momento, foi rejeitado juridicamente pela empresa, foi dada uma sinalização pelos diretores da gráfica de que o pleito pode ser considerado ainda dentro do prazo de validade do atual acordo. A Jandaia espera ter mais segurança jurídica para realizar a mudança. Contudo, a unidade de mais trabalhadores se torna indispensável para poder avançar