SINDICATO GARANTE PARA GRÁFICOS DA JANDAIA FOLGAS DO NATAL ATÉ APÓS O RÉVEILLON E NOS FINS DE SEMANA EM 2021

Na última semana, uma proposta especial para os gráficos da Jandaia puderam aproveitar as festividades do final do ano, já a partir do Natal, foi negociada entre o sindicato e a gráfica, sendo aprovada por 87% da categoria. Ninguém terá de trabalhar do dia 25 até depois do Réveillon. Só voltam no dia 4 de janeiro. Serão 10 dias de folga e sem redução salarial. Tudo isso graças a um acordo negociado pelo Sindigráficos com a empresa. Além disso, também por ação sindical e a sensibilidade da gráfica, que é uma das principais do ramo de Cadernos no Brasil, situada em Caieiras, nenhum dos 360 trabalhadores terá de trabalhar mais em todos os finais de semana, como sempre aconteceu para os gráficos dos três turnos. A nova jornada, que inicia a partir de 11 de janeiro, traz folga todo sábado e domingo a cada 15 dias. Não à toa, foi aprovado pela grande maioria.  

A folga especial de fim de ano, quase uma mini férias coletivas diante da quantidade de dias, atendendo ainda a logística operacional da Jandaia, negociada com o chefe de RH da empresa, Edison Infanger. Serão 10 dias livres para os trabalhadores aproveitarem da melhor forma do Natal até depois do Réveillon. Compensarão tais horas de trabalho depois no decorrer de 2021. Na véspera de Natal, o 3º turno já não trabalha, nem o pessoal do administrativo. A turma do 1º e 2º turnos tem jornada menor. Só seis horas cada. Depois disso, todo mundo fica em casa até dia 3/01. A proposta de compensação foi aceita pelo conjunto dos trabalhadores durante assembleia e votação realizadas na semana passada.  

Outro acordo histórico e favorável aos gráficos com elevada aprovação, o que não poderia ser diferente, foi o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que regulamentou uma nova jornada semanal a partir do próximo ano. O pessoal do administrativo, que na maioria dos quatro horários existentes terá redução de jornada, ninguém trabalha em nenhum final de semana.  Por isso 62 dos 64 deles aprovaram o acordo (97% de aprovação). Em relação aos gráficos dos três turnos, a aprovação também foi elevada. 233 dos 260 validaram, o que representou 90% de aceitação da classe.

Não por acaso, a aprovação foi significativa. A Jandaia respaldou a luta do sindicato para atender a categoria ao garantir a folga alternada em sábados/domingos para todos os gráficos do 1º, 2º e 3º turnos, inclusive com uma pequena redução de jornada nos 2º e 3º turnos. O pessoal do 3º turno não terá mais de trabalhar todo domingo, nem o 1º turno em todo sábado, tampouco o 2º turno ficará restrito a uma folga por mês. É um ganho social imensurável, um presente de Natal, talvez o maior deles.

Além disso, ainda foi possível garantir neste ACT o feriado do Dia do Gráfico e o pagamento da hora-extra com valor maior, de 150%, se trabalhar neste feriado (7 de fevereiro), no Dia do Trabalhador, de Natal, do Ano Novo, 6ª Feira Santa e Páscoa. “Este acordo consolida anos de reivindicação do gráfico da Jandaia e é um grande presente de Natal”, fala Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

O Sindicato fez/faz sua parte e espera contar com todos que ainda não se sindicalizaram. Dois em cada três ainda não são sócios. É hora disso mudar para continuar mantendo toda a luta sindical. SINDICALIZEM-SE”