SINDICATO MANTÊM CAFÉ DA MANHÃ DIÁRIO PARA GRÁFICOS DA RAMI, DIA DA CLASSE COMO FERIADO E JORNADA SEMANAL COM MELHORIAS

Na última semana, em assembleia e com votação secreta dos gráficos da Rami em Jundiaí, o Sindicato da classe (Sindigráficos) manteve o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a empresa onde garante direitos maiores que a maioria das indústrias gráficas da região. O café da manhã gratuito para os 140 profissionais na entrada do turno de cada um deles é um dos benefícios renovados depois da negociação sindical. Outro benefício é a folga remunerado para todos esses trabalhadores no dia 7 de fevereiro – data considerada o Dia do Gráfico no Brasil, face a grande greve da classe na capital paulista nesta data em 1923 para baixar a jornada e por direitos.  

O ACT também garantiu melhorias na jornada atual dos gráficos da Rami. Dentre elas, os gráficos do 3º turno só laboram de segunda à sexta-feira. E os demais turnos podem também trabalha no noturno a cada trimestre, sendo beneficiado com mais dias de folga para aproveitarem também sua vida social e familiar. O 3º turno pega às 20h09 e larga sempre às 5h05. “Assim, aproveita todo o sábado, o domingo e só trabalha na segunda à noite”, destaca Jurandir Franco, diretor sindical responsável pelo acordo.

O sistema de turno ainda ocorre na forma de reversamento a cada mês. Cada trabalhador passa um mês em cada turno. O 1º turno pega às 5h e larga às 13h20, inclusive no sábado, largando ainda no começo da tarde. O 2º turno inicia às 11h10 e sai às 20h14 de segunda da sexta. Mas no sábado, o acordo garante o encavalamento entre o 1º e 2º turnos de modo que os trabalhadores do 2º turno larguem mais cedo neste dia. É por isso que o gráfico do 2º turno começa mais cedo no sábado e larga também. Ele começa especificamente às 11h10 e larga ainda de dia, às 16h20. O reversamento mensal entre os turnos garantem a todas essas condições. E em todos os turnos, inclusive para jornada do pessoal do administrativo, continua garantida uma hora de intervalo para a alimentação da categoria.

Apesar dessas condições, a qualquer momento, uma demanda geral dos trabalhadores do local ainda pode ser consolidada: o trabalho em sábado alternados para todos turnos. “A garantia foi dada pela diretoria da Rami através dos advogados. Eles garantem que dependerá de uma resolução do Tribunal Superior do Trabalho sobre a legalidade (ou não) da redução do intervalo da refeição para 30 minutos, se for reconhecida, o sábado vai ser alternado”, informa Jurandir a garantia feita pela gráfica nas tratativas.  Até foi cogitado aplicar de imediato no acordo, mas, como a empresa já fez essa redução antes, tendo problemas posteriores, resolver aguardar.

Embora o Sindigráficos conseguiu garantir o café da manhã para todos, assim como o dia do gráfico como feriado, bem como jornada diferenciada para todos também, ainda é baixo o número de sindicalizados no local. “Peço que reflitam sobre a relevância do fortalecimento do sindicato para a continuidade dos direitos oferecidos, bem como continuar avançando. Associem-se para continuarmos juntos e fortes”, frisa Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e toda Região.