SINDICATO NOTIFICA LOG&PRINT POR AMEAÇAR FERIADOS DOS GRÁFICOS COM DESCUMPRIMENTO DO ACORDO NA EMPRESA

Nesta sexta-feira (13), a gráfica Log&Print será notificada pelo Sindicato dos Trabalhadores da categoria (Sindigráficos Jundiaí e Região) devido a uma prática irregular que passou a aplicar nos últimos meses depois da produção voltar a ficar bastante aquecida novamente. A empresa tem ameaçado o feriado dos empregados através de uma iniciativa contrária aos termos definidos no Acordo Coletivo de Trabalho, firmado no final do ano passado e que continua válido. A notificação convocará a empresa para se explicar sobre denúncias de que não está respeitando a votação secreta e individual dos trabalhadores em relação à troca dos feriados.

O Acordo Coletivo de Trabalho permite o trabalho em feriado através da troca negociada por outros dias, desde que de comum acordo entre os trabalhadores e a empresa. Contudo, a decisão final fica a critério dos funcionários através da votação secreta e individual. E precisa ser assim para evitar perseguição ou pressão da chefia/diretoria sobre os gráficos para decidirem conforme a necessidade empresarial. “Mas a Log&Print não está cumprindo esta questão. Está fazendo o contrário”, diz Jurandir Franco, funcionário da empresa e diretor do Sindigráficos. Ele conta que a gráfica está passando uma listagem em aberto para a assinatura.

Com isso, temendo as represálias posteriores, uma vez que a lista é pública para o conhecimento de suas chefias e líderes, os trabalhadores acabam trocando os feriados com base só na vontade da empresa. “Na prática, a Log&Print passou a trocar o dia e a hora de trabalho como lhe covêm, obrigando os trabalhadores a assinarem a tal lista”, denuncia Valéria Simionatto, funcionária da empresa e diretora do Sindicato.

Não bastasse esse descumprimento do acordo coletivo, a Log&Print  também tem manipulado o resultado da votação através de um manobra evidente. “Tem incluído os funcionários do setor administrativo, mesmo  a jornada deles não incluindo o serviço em feriados e finais de semana. Isso também interfere no resultado da votação com prejuízo a todos os gráficos que trabalham em feriados, sábados e domingos”, fala Jurandir.

O Sindigráficos, portanto, notificou a empresa para seguir efetivamente o que trata o acordo coletivo, que tem força de lei e deve ser cumprindo sob pena de sanções judiciais, se necessário. “Exigimos que a votação da troca de feriado dos gráficos passe a ser secreta de hoje por diante, como deveria ocorrer desde o começo”, ressalta Leandro Rodrigues, presidente do Sindicato. Como a Log&Print descumpriu, a entidade vai exigir que as próximas votações sejam acompanhadas de empregados do local que também são diretores sindicais, a exemplo de Valdir Ramos e de Valéria Simionatto. O sindicato aproveita ainda para convocar todos aqueles gráficos ainda não filiados para que se sindicalizem urgente.