SINDICATO VIABILIZA ACORDO COLETIVO ONDE GRÁFICOS NÃO TRABALHARÃO NOS SÁBADOS NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS

Nesta quinta-feira (12), se for aprovado um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) na assembleia dos gráficos da Primos’s Etiqueta, em Louveira, eles não precisarão trabalhar em nenhum sábado nos próximos dois anos. O novo ACT, que passará a valer de imediato, tendo validade até abril de 2020, foi negociado pelo Sindicato da categoria (Sindigráficos) com a empresa. Nele, os empregados ainda ganharão o direito de receber um dos maiores valores pagos pela hora-extra para os gráficos no estado, pois, ficou definido em 150%, caso a gráfica obrigado-os a trabalhar do Dia Nacional da classe (7 de fevereiro). O índice é superior até mesmo que o valor pago pelo serviço adicional feito em feriados oficiais (100%).  

“Além de tais conquistas que foram renovadas por mais dois anos, como estão colocadas no ACT, com possibilidade de ser renovado na 5ª feira pela 4º vez consecutiva, os gráficos da Primos’s também ficam protegidos das precarizações de jornada elevada e outros males correspondentes na nova lei de Trabalho de Temer e seus políticos aliados”, frisa Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Pela nova legislação, pode-se inclusive elevar a jornada de trabalho e sem pagar pela hora-extra. Mas isso está banindo porque o acordo não permite alteração sem que seja aprovado em assembleia dos gráficos e com a participação do sindicato. Resta agora que a maioria ou todos gráficos da Primos’s se sindicalizem, a fim de fortalecer o sindicato para que continue a manter as conquistas.

O ano de 2012 foi a primeira vez que o Sindigráficos consolidou o ACT. O acordo foi garantido depois que a Primos’s decidiu alterar a jornada dos gráficos para o regime de turnos. O trabalho semanal era só no período administrativo. A ação sindical evitou que com a mudança a categoria tivesse que laborar nos finais de semana. “Com isso, mesmo em turnos, ninguém trabalha nos sábados. Desde então, a jornada é só nos dias da semana, e com uma hora a menos na sexta-feira”, fala Jurandir  Franco,  diretor sindical que protege os direitos desses funcionários desde então.

Pelo ACT, há horários definidos para os profissionais do Administrativo, bem como para os trabalhadores dos turnos. Além do 1º e 2º turnos no local, há ainda outros dois parecidos com os horários do Administrativo. O setor Administrativo trabalha de 2ª à 5ª feira das 7h às 17h30 e na 6ª feira largam uma hora mais cedo.  O 1º turno pega às 5h e larga às 15h de 2º à 5; e sai às 14h na sexta-feira. Já o 2º turno, de segunda à quinta,  começa às 13h50 e saí às 23h30; e largam às 22h30 nas sextas-feiras. E nos dois turnos chamados de setores, todos também na produção, o setor 1 vai das 5h às 17h e o setor 2 das 6h às 18h de segunda à quinta. E, nas sextas-feiras, os respectivos setores largam uma hora mais cedo