SINDIGRÁFICOS ANUNCIA MAIS VAGAS DE EMPREGO NA REGIÃO. MAIORIA É PARA RECOLOCAÇÃO APÓS AS DEMISSÕES

Apesar do fim de cursos gráficos nas escolas Senai no estado por conta da falta de interesse dos trabalhadores nesta área devido o rebaixamento salarial pelas empresas, as gráficas continuam buscando os profissionais qualificados. A Gonçalves, gráfica em Cajamar com 460 funcionários, está com 10 vagas em aberto. Está selecionando técnico gráfico Senai e mais um impressor offset, auxiliar de produção (PCD), orçamentista, motorista CNHD/E, supervisor e analista de gestão, assistente de vendas, auxiliar de serviços gerais e analista de programação. Outras sete empresas da região, como de Vinhedo e Caieiras, e até mesmo de Jaguariúna, também estão selecionando gráficos qualificados para outras diversas funções. O Sindigráficos tem mapeado as vagas em aberto e divulgando para classe. A iniciativa sindical visa contribuir com os trabalhadores desempregados diante da crise econômica e do emprego ainda mais crescente no Brasil.

“Tem variadas vagas de emprego nas empresas que nos informaram. No geral, porém, não se tratam de abertura de novos postos de trabalho, mas a recolocação de mão de obra. Ou seja, preencher vaga após demissões. A maior delas é para a recolocação, mas já começam a surgir vagas se preparando para o aquecimento da produção anual em todo 2º semestre”, conta Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Ele esclarece que o sindicato divulgará todos em que as empresas repassem à entidade em busca dos profissionais já qualificados e com experiência dentro do setor. Além da divulgação, o Sindigráficos também recebe os currículos e envia para as empresas, estas únicas responsáveis pelo processo seletivo. O currículo deve ser enviado ao e-mail contato contato@sindigraficos.org.

Além das 10 vagas anunciadas na Gonçalves, em Cajamar também tem vagas na Oceano, Redoma, HRosa e em outra empresa que pediu sigilo de seu nome. Juntas, são 11 oportunidades de emprego nestas gráficas só em Cajamar.  Sem falar nas vagas para auxiliar de produção na gráfica Oceano. Para ocupá-las, a empresa adianta que o candidato precisa ter experiência anterior. E tem mais 15 vagas (10 de auxiliares de produção e 5 de PCD) em Vinhedo, na gráfica Emepê. Todas as vagas anunciadas são para contratos efetivos. Apenas em Caieiras, na Jandaia, que está em aberto 5 postos de trabalho temporários para as áreas de produção.

A Redoma continua à procura de programador de produção, designer e arte finalista. A H Rosa ainda está contratando cinco bloquistas e um novo motorista. E outra gráfica em Cajamar, já com 120 funcionários, procura um projetista de embalagens e um assistente comercial.

Tem vagas abertas até em outra região que foram enviadas ao sindicato para divulga-las e enviar currículos. A gráfica Jaguariúna, no município de mesmo nome, procura operadores de dobradeira, guilhotina, corte e vinco e de laminação. Estas foram repassadas pelo Sindicato dos Gráficos de lá. O Sindigráficos aproveita para alertar as demais empresas de Jundiaí e região para informarem à entidade se estão com os processos seletivos abertos. A ação vai ajuda-las na procura dos gráficos qualificados e com experiência, hoje desempregados, que saberão dessas vagas através da comunicação do sindicato, que tem grande poder de visualização na área.