SINDIGRÁFICOS FECHA ACORDO NA EMEPE COM REDUÇÃO DE JORNADA, DIA DO GRÁFICO, HORA-EXTRA E ADICIONAL MAIOR

EMEPE1 EMEPE2

A carga-horária de serviço semanal dos 240 gráficos da Emepe, situada em Vinhedo, será menor. Ela será de 41 horas em média. Folgarão em sábados (1º e 2º turnos) e domingos alternados (3º turno). Terão folga no Dia do Gráfico (7 de fevereiro). E o tempo da refeição será dobrado. Os benefícios constam no novo acordo coletivo de trabalho negociado pela órgão da classe (Sindigráficos) e aprovado pela empresa e seus gráficos há poucos dias. O acordo garantirá ainda maior valor da hora-extra aos funcionários da produção que trabalhar no sábado e domingo de folga. E os gráficos da noite ganharão adicional noturno mesmo após o trabalho realizado às 5h da manhã, a fim de compensar o trabalho em domingos alternados. O sindicato avalia que o avançado acordo só é possível devido à união e à participação dos gráficos da Emepe junto ao Sindigráficos. Quase 100 deles já são sindicalizados. Sindicalize-se e busque também os avanços.

EMEPE4O trabalho no sábado ou domingo de folga será hora-extra. E valor dela será maior que o descrito na Convenção Coletiva de Trabalho Estadual da (65%) e da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho (50%). “A hora-extra será de 80%”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Além disso, será aplicado adicional noturno de 35% da hora de trabalho do gráfico do 3º turno que continuar no serviço após às 5h da manhã, o que será constante na nova escala de trabalho. Eles trabalharão até às 6h, e, em alguns casos até às 8h40. E todos essas horas terão o acréscimo do adicional noturno.

A hora para a refeição de todos 240 funcionários passa para 60 minutos. O Dia do Gráfico, celebrado em 7 de fevereiro, continua no novo acordo. Todos receberão pelo dia mesmo folgando. “O acordo foi aprovado pela maioria dos funcionários que participaram da votação individual, que foi realizada em todos turnos, oportunizando plena representatividade”, conta Jurandir Franco, diretor sindical. O 1º turno trabalhará no sábado alternado (1º e 3º semana) das 6h às 16h20. O 2º turno nos sábados da 2º e 4º semana das 9h40 às 19h05. E o 3º turno no domingo alternado (1º e 3º semana) das 20h30 às 6h).

EMEPE5O novo acordo coletivo na Emepe é válido por dois anos. “A redução de jornada de trabalho está consolidado até 2017, bem como todos os outros benefícios”, comemora Rodrigues. O dirigente aproveita para convidar o restante dos gráficos da empresa para se sindicalizar e fortalecer cada vez mais esta luta que trás benefícios direto para todos. Ele convida também todos os 6,5 mil gráficos da região de Jundiaí para se filiarem em busca de defender direitos e salários já existentes, mas principalmente para avançar nos benefícios e remuneração para a categoria. Filia-se Aqui!