BATURROS VAI MELHORAR JORNADA DOS GRÁFICOS À PEDIDO DO SINDICATO. O TRABALHO AOS SÁBADOS SERÁ ALTERNADO

Na última semana, a gráfica Baturros em Nazaré Paulista comunicou ao Sindicato da classe (Sindigráficos) que aceitou a solicitação da entidade para qualificar a jornada semanal de trabalho dos funcionários. O órgão vinha preocupado com os funcionários que não tinham mais vida social, mas só tempo para o serviço. Eles laboram de segunda-feira ao sábado. Em breve, a situação pode mudar. A empresa sinalizou que deve mudar o expediente. Pela proposta inicial, os turnos serão alterados de modo que não prejudique à empresa e garanta folgas alternadas aos sábados.

O Sindicato, que continuará acompanhando a situação até sua solução efetiva, parabeniza a Baturros pela sinalização em busca de melhorar a vida dos seus profissionais, os quais são indispensáveis para seu êxito. De acordo com a posição da empresa, a redução de dias de trabalho será possível através da diminuição dos turnos existentes. Deixará de ter três turnos. Ficarão dois turnos. E o trabalho será concentrado neles, uma vez que foram adquiridos mais e novos maquinários para produção.

Dessa forma, segundo informou a gráfica, será possível ter o trabalho aos sábados alternadamente, pois enquanto um dos turnos labora em um sábado, o outro turno folga. Agora, só é preciso adequar a jornada nos dias da semana. “A Baturros já nos garantiu que está relocando os horários dos empregados nos respectivos turnos previstos”, diz Jurandir Franco, diretor do Sindigráficos. O sindicalista, que acompanha o caso desde o início, faz questão de parabenizar a postura da gráfica.

O Sindigráficos fica aguardando a conclusão da modificação. Em breve, voltará até a Baturros para verificar esta nova realidade. E oficiar a nova jornada de trabalho com a empresa e os trabalhadores através de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O acordo é necessário pra legitimar legalmente este processo com a participação de todos os interessados.

A garantia do emprego com condições de trabalho, direitos e também a manutenção de uma vida social mínima é uma das bandeiras centrais do Sindigráficos. Dessa forma, a entidade sempre atua sobre as gráficas de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e Região, a exemplo de Nazaré Paulista, para fazer ACT onde melhore a jornada semanal de trabalho da classe. No caso agora na Baturros, os bons encaminhamentos deriva da ação conjunto entre o sindicato e a unidade com os trabalhadores. No local, mais da metade dos funcionários já estão sindicalizados. Associe-se também e fortaleça a luta sindical em defesa de melhores condições.