DEPUTADOS ALIADOS DE TEMER APROVARAM ONTEM UMA LEI PARA ENTREGAR 70% DO PRÉ-SAL PARA ESTRANGEIROS

Nesta quarta-feira (20), embora a Federação Única dos Petroleiros (FUP) tentou impedir o novo saque contra a Petrobras e o Estado brasileiro, os deputados federais governistas, aliados de Temer, aprovaram o projeto (PL 8.939/17) que permite à estatal entregar até 70% de suas reservas do pré-sal (cessão onerosa) para as multinacionais. Ou seja, a Petrobras perdeu o seu direito de explorar 5 bilhões de baris em território brasileiro. Nenhum país, seja de direita ou esquerda, fez isso na história do mundo, porque nenhum país quer ficar mais pobre. 

Com 217 votos a favor e 57 contra, além de quatro abstenções, os deputados aprovaram substitutivo de Fernando Coelho Filho (DEM-PE).  Autor da proposta de lei original, José Carlos Aleluia (DEM-BA) comemorou o resultado.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) também aponta prejuízos aos país. “Enquanto o povo está às voltas com a Copa do Mundo, os mesmos parlamentares que orquestraram o impeachment da presidente Dilma Rousseff e que flexibilizaram a Lei de Partilha para tirar da Petrobras a função de operadora exclusiva do pré-sal agora voltam a atacar a soberania nacional com mais este assalto ao patrimônio público”, afirma a entidade.

FONTE: Com informações do BRASIL DE FATO E DIAP e ilustração da Bohn