STIG JUNDIAÍ CONSOLIDA FOLGA REMUNERADA NO SÁBADO PARA O GRÁFICO DA EMPRESA JANDAIA E VALORIZA VIDA SOCIAL DO TRABALHADOR

ASSEMBLEIA JANDAIA ACORDO COLETIVO EM 26 02 DE 2015 (12)

Assembleia dos Trabalhadores da empresa Jandaia, em Caieiras, referente à renovação do Acordo Coletivo de Trabalho, realizada na última quinta-feira (26).

O direito de 500 funcionários à folga remunerada no sábado uma vez por mês na empresa Jandaia, situada no município de Caieiras (SP), consolidado há dois anos em um acordo coletivo de trabalho, continuará em vigor por mais um ano. O acordo foi renovado após aprovação dos trabalhadores e pela empresa na última semana. Estará chancelado em poucos dias pela Superintendência do Trabalho. A continuidade do benefício,  que resulta da atuação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica (STIG) de Jundiaí e Região, evita a volta de um problema que limitava a vida social dos funcionários devido à escala de serviço.

A empresa funciona com três turnos em regime de revezamento por mês. Assim, quando o funcionário está no 2º turno (14h às 22h20), ele não tem muita liberdade para ter vida social ao largar na sexta-feira, pois já está tarde e ele precisa repousar para a labuta do dia seguinte. Desse modo, com a renovação do acordo, garante-se o direito à folga remunerada um sábado por mês, e o gráfico poderá, neste dia, confraternizar-se com amigos e família.

A renovação do acordo coletivo contou com o apoio da maioria dos funcionários dos setores administrativo e da produção. O STIG Jundiaí promoveu uma assembleia com todos na última quinta-feira (26), na própria empresa, para consultar a opinião de cada um sobre o caso. “Eles votaram secretamente, garantindo uma decisão democrática”, conta o presidente do Sindicato, Leandro Rodrigues. O resultado dos votos da produção (dos três turnos) apontou 216 favoráveis, 49 contrários, dois brancos e dois nulos. Já do pessoal do administrativo, teve 79 a favor e um contra a medida.

Rodrigues finaliza dizendo que sempre lutará para garantir melhor condição de trabalho com qualidade de vida para o gráfico. “Um dos passos é caminharmos juntos, sindicalizados ao STIG Jundiaí, em defesa dos direitos e da redução da jornada de trabalho, assim como estamos conseguindo na empresa Jandaia”, ressalta. Com a renovação do acordo, houve a redução de 7h20 na jornada mensal de trabalho.