Trabalhadores da Log & Print avançam nas reivindicações

DSC_0012

Há vários anos os companheiros da LOG & PRINT estão lutando para melhorar o horário de trabalho e avançar em vários pontos de pauta. Após muita negociação e diversas mobilizações, ontem (19/06) os trabalhadores escolheram a proposta A, que venceu por 288 votos, contra 74 votos da proposta B, e 152 votos da proposta C. Com este resultado os trabalhadores aprovaram o novo horário de trabalho, que permitirá os companheiros do 2º turno saírem mais sedo aos sábados e ainda folgarem um sábado por mês.

Também ficou garantido que nos casos de necessidade imperiosa, de trabalho aos domingos, os trabalhadores folgarão em um dia da semana posterior ao dia trabalhado e receberão ainda a remuneração com o adicional de 100% como hora extra. Também conquistamos uma redução no valor do transporte reduzindo de 6% para 4,5% do salário para todos que não tiverem falta ou faltas justificadas, e para os que tiverem faltas injustificadas haverá um desconto de 5%.

Com relação ao plano de PPR, ficou definido a formação de uma comissão com dez funcionários sendo que cinco serão eleitos pelos trabalhadores e cinco indicados pela empresa. Esta comissão será montada da seguinte forma pelos trabalhadores: 1 da pré impressão, 1 impressão, 2 do acabamento, e 1 do almoxarifado/expedição. Já pela empresa: 1 do RH, 1 do financeiro, 1 do ATC, 1 do PCP, e 1 da produção, esta comissão discutira a formatação do Plano de PPR, e apresentará um esboço ao gerente regional do trabalho até o dia 20 de junho.

Por a empresa não ter apresentado nenhuma proposta com relação ao passivo trabalhista gerado pelo Horário 6×2 que não tinha acordo coletivo, o sindicato entrará com ação trabalhista pleiteando as horas extras decorrentes da jornada 6×2 com revezamento semanal do período de abril de 2009 até hoje para todos os funcionários que quiserem pleitear. Para entrar com o processo é só entrar em contato com os diretores do sindicato para assinar a procuração.

SAÚDE E SEGURANÇA

Após muita luta a empresa esta trocando todo o sistema de aparas, pois o sistema antigo não comportava mais o volume e dispersava pó de papel dentro da fábrica, também conquistamos uma nova área de descanso que logo estará entregue. Com relação ao desconforto gerado pelo calor a empresa se  comprometeu em apresentar um estudo até o dia 28 de junho e apresentar ao sindicato.

Parabéns aos companheiros pelas conquistas!!!