TRABALHO DE COMUNICAÇÃO DO SINDIGRÁFICOS É RECONHECIDO PELA CATEGORIA GRÁFICA NACIONAL

Pouco mais de dois anos. Esse é o tempo que o projeto de comunicação sindical orgânica está sendo desenvolvido pelo Sindicato dos Gráficos de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e Região (Sindigráficos). E a missão diária  tem sido colaborar na formação, informação e organização da categoria. Além disso, com notícias de segunda a sexta sobre o cotidiano da ação sindical em defesa dos direitos da classe e sobre as questões políticos e socioeconômicos, tem-se dado visibilidade a atuação dos sindicalistas junto aos empregados nas empresas para preservação de seus direitos, bem como oportunizado a aproximação deles junto aos dirigentes e etc.Este trabalho comunicacional acaba de ser reconhecido pelos gráficos brasileiros, através do maior órgão da classe (Conatig). A Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos acaba de convidar o presidente do Sindigráficos (Leandro Rodrigues) para ser secretário de Comunicação da entidade. A posse foi realizada na última semana na capital paulista.

“Fico feliz por fazer parte e contribuir com este projeto de comunicação  e ver o reconhecimento dado ao Leandro – um digno representante dos gráficos da região que assumirá a tarefa também na esfera nacional”, parabeniza Valdir Ramos, secretário-geral do Sindigráficos. A força da comunicação do Sindigráficos contribui inclusive para expor os patrões sonegadores de direitos, os quais procuram resolver logo na sequência.

As informações ficam universalizadas para toda a base através do site, do face, do newsletter e ainda por meio do novo jornal Gráficos na Luta, distribuído bimestralmente nas mãos dos trabalhadores nas empresas. “A comunicação orgânica ajuda no andamento da ação dos sindicalistas e confere crédito público a elas, além de servir de prestação de contas”, avaliam Adriano da Silva e Rodrigo Fubá, funcionários do Sindigráficos.

Leandro, que agradece o carinho e adianta que continuará o trabalho forte na sua base, apesar da tarefa a nível nacional, reconhece e é grato ao trabalho de comunicação orgânica de referência oriunda do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado de Pernambuco, de onde tudo começou, quando o referido projeto foi levado depois para a Conatig a partir de 2014 – ocasião quando Leandro passou a interagir.

“Neste período, em março de 2015, implementamos e apropriamos este projeto a nossa realidade e necessidade no Sindigráficos, consolidando-se e tornando-o uma ferramenta relevante na organização da classe até hoje. Tem sido vital para integração dos gráficos e ação sindical, sendo reconhecido, por muitas vezes, nacional e internacionalmente”, ressalta.

O desafio agora se amplia a nível nacional. Leandro assumiu o posto de secretário de Comunicação da Conatig desde o último dia 4. A posse foi na última quarta-feira (7), durante evento na sede da Confederação, na cidade de São Paulo, onde reuniu gráficos de todo o território nacional. Além da Conatig, o dirigente também vem contribuindo assiduamente na Comunicação da Federação Paulista da categoria desde o ano de 2016. “Agradeço a todos pela confiança e conto com todos”, frisou o dirigente.