CAMPANHA SALARIAL DO GRÁFICO TERÁ REUNIÕES PREPARATÓRIAS. JÁ COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA (9) NO SINDIGRÁFICOS EM JUNDIAÍ

A alta inflação sobre o custo de vida e a carestia dos alimentos provocam os trabalhadores a saírem da zona de conforto se quiserem tentar sair dessa defasagem na renda durante a campanha salarial da categoria com o setor patronal. O empresariado que já tem tradição de resistir ao reajuste em todos os anos sob o pretexto dos custos com sua folha de pagamento, mesmo em anos de inflação e juros controlados, imaginem neste período de desgoverno atual? Os gráficos de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e Região, sobretudo o Sindicato da categoria, sabem dessa complexidade e, por esta razão, anteciparão a campanha salarial com a estratégia de reuniões preparatórias com os trabalhadores por microrregiões a partir de amanhã (9), às 19h, na sede regional da entidade no centro de Jundiaí/SP. 

O objetivo é debater os aspectos da Convenção Coletiva de Trabalho dos Gráficos (CCT) que necessitarão de serem mantidos e/ou de melhorias. Entretanto, sem desconsiderar como os gráficos poderão colaborar neste debate e sobretudo na unidade e luta da categoria para convencer o setor patronal em favor da reivindicação.  

“A nossa previsão é de que será uma campanha complexa diante da alta inflação e da carestia que ampliam o grau de dificuldades da negociação salarial diante do pragmatismo anual patronal em relação à sua folha de pagamento, mas somente relativo à remuneração dos trabalhadores. A situação é bem distinta referente ao aumento dos insumos da produção, que, neste caso, as gráficas pagam os reajustes de acordo com qualquer inflação. Logo, somente juntos, nós trabalhadores poderemos manter e avançar”, explica Leandro Rodrigues, que é o presidente do Sindigráficos. 

Desse modo, os gráficos de Jundiaí e das cidades mais próximas devem priorizar e estar presentes na reunião preparatória da campanha salarial desta quinta-feira (9), às 19h, na sede regional do Sindigráficos em Jundiaí. Uma hora antes no mesmo local, os gráficos já associados são convidados para uma assembleia de prestação de contas do sindicato. O objetivo é mostrar como os poucos recursos estão sendo utilizados para manter a luta em defesa da classe. 

Nas próximas semanas, o Sindicato dará continuidade a seus encontros preparatórios da campanha salarial com os gráficos de outras regiões da sua base de atuação. No dia 23 de junho em Vinhedo, às 19h, na Associação dos Aposentados na Rua Manaus, 20, Vila Planalto, aguardam os gráficos de Vinhedo, Valinhos e de Louveira. Em 30 de junho, às 19h, na sede do Sindigráficos em Cajamar, esperam os gráficos dessa cidade. Por fim, no dia 10 de julho, às 8h, na sede do Sindigráficos em Jundiaí, será realizada a Assembleia Geral para a aprovação de pauta de reivindicação que será enviada ao setor patronal.