COM DIÁLOGO E ATUAÇÃO DE BASE, SINDICATO CONSOLIDA MELHORIA NA JORNADA DE TRABALHO DE TODOS OS 465 GRÁFICOS DA JANDAIA

Antes todos os gráficos trabalhavam todos os sábados na Jandaia, em Caieiras/SP. Mas depois de avançar na organização sindical (sindicalização), a jornada de trabalho evoluiu com a folga em um sábado por mês para o pessoal do 2° turno. Melhorou na sequência. O serviço neste dia só a cada quinze dias. Na medida em que se avançava nesta unidade, evoluiu ainda mais. E o trabalho alternado no fim de semana chegou para os três turnos (manhã, tarde e noite) nas últimas renovações deste Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) entre a Jandaia e o Sindigráficos com a participação dos empregados. Na última semana, todos juntos de novo, renovaram este benefício. Tem até a inclusão do feriado no Dia dos Gráficos (7 de fevereiro) e valores especiais de horas-extras na ordem de 150% em datas definidas no ano, inclusive agora no Natal e Ano Novo. E também na Páscoa, Sexta-feira Santa e no Dia dos Trabalhadores.

Os gráficos votaram em peso pela renovação deste ACT. Dos 322 que trabalharam nestes três turnos, a grande maioria deles aprovou (277 votaram, onde 254 (sim), 22 (não) e 1 (branco). O mesmo aconteceu com o pessoal do Administrativo (Dos 77, 60 votaram, sendo 58 sim e 2 não.

Há, ainda, o horário especial aplicado há dois anos em máquina específica, com jornada 12×36. O Sindigráficos apresentou uma alternativa menos puxada, onde garantiu a folga de dois dias a cada dois dias laborados. Também foi garantido 100% de hora-extra quando se trabalha em um feriado dentro da sua escala. A Jandaia aceitou e os 64 gráficos neste horário votaram sim em peso. 59 deles votaram. 44 deles disseram sim, 12 não, 2 nulos e 1 votou em branco, sendo aplicada a mudança, beneficiando a todos dessa máquina.

Ainda há em pauta do Sindigráficos com a Jandaia para 2023 um debate de um Plano de Participação nos Resultados (PPR), levando em conta que a empresa está muito bem na questão produtiva e econômica. Todavia, mesmo havendo um bom diálogo entre o sindicato e a gráfica, o avanço deste benefício continuará dependendo do avanço significativo na sindicalização dos trabalhadores, que ainda carece muito de evolução. Valorize a luta sindical daqueles que já são sócios e ajudam diretamente nas conquistas até o momento e na negociação de mais e novos direitos. Seja mais um sócio. Sindicalize-se!