GRÁFICAS CONCEDEM FOLGA AMANHÃ PARA OS TRABALHADORES PELO DIA DE CORPUS CHRISTI NAS CIDADES DA REGIÃO. SAIBAM OS SEUS DIREITOS

O calendário costuma confundir muitos gráficos nesta época do ano sobre se eles devem trabalhar no dia de Corpus Christi, sobretudo porque não é feriado nacional nem é no Estado de São Paulo, ficando a cargo das cidades decidirem a respeito através de decreto municipal. A dúvida cresce mais quando a data coincide com um dia de semana, como nesta quinta-feira (08). Independente de decreto, muitas gráficas, por sua vez, a exemplo da Litoband (Jundiaí) e da Nova Página (Cajamar) respeitam a tradição e concedem folga aos seus trabalhadores. O mesmo ocorre em mais gráficas desses municípios e de outros, como Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba, Louveira e Itupeva. Essas localidades concentram mais de 80% da categoria na região.
Todavia, a título de oficialidade, o Corpus Christi só é feriado por meio de decreto municipal, estadual ou nacional. Com isso, todas empresas seriam obrigadas a garantir a folga remunerada. Mas como não há decreto estadual nem federal a respeito, fica à critério de cada prefeito decidir. Porém, sem o decreto municipal, não é feriado e sim ponto facultativo. Mas ainda assim, nas empresas privadas, como nas gráficas, elas podem liberar o trabalhador, conforme já vem ocorrendo em dezenas delas há muitos anos.
O Sindigráficos apoia toda iniciativa do patrão que der a folga remunerada aos trabalhadores no dia de Corpus Christi, sobretudo nas cidades sem tal decreto e facultado ao patrão a decisão se liberará do trabalho ou não. “Aqueles patrões que ainda não liberaram, favor seguir o exemplo das que já fazem através da folga remunerada em reconhecimento a seus trabalhadores”, sugere Leandro Rodrigues, presidente do Sindicato.
Todavia, é importante que os gráficos das cidades da região estejam cientes de que Corpus Christi é feriado oficial só onde há decreto municipal, e é ponto facultativo onde ainda não possui. Mas, mesmo neste segundo caso, através da liberalidade da empresa, não por lei, podem folgar. O Sindigráficos continua à disposição da categoria. Gráficos: sejam fortes, sejam sócios. Sindicalizem-se!