SINDICATO ENQUADRA MAIS OUTRA EMPRESA COMO GRÁFICA EM ATIBAIA E TEM RECEBIDO CURRÍCULO DE TRABALHADORES

Ainda não se pode dizer que o ciclo de empregos voltou ao setor gráfico, afinal, os últimos anos foram marcados pela desindustrialização e política contra sindicatos e o salário e direitos trabalhistas. Apesar disso, o setor econômico e dos trabalhadores resistem, assim como o Sindigráficos de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e Região. Na última semana, por sinal, a ação sindical visitou uma empresa que migrou da capital para Atibaia, a Recom, do ramo de flexografia. Em diálogo com o proprietário, ficou acertado que se tratava de uma indústria gráfica, devendo a empresa cumprir as faixas salariais, direitos coletivos e condições laborais definidas pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mantida pelo sindicato desde o último ano.
O Sindigráficos sabe da dificuldade das empresas localizadas em cidades pequenas de contratar mão-de-obra especializada. Dez trabalhadores já estão contratados até esse momento. Por esta razão, mas sobretudo sabendo da alta procura de emprego por parte dos gráficos dessa região, o sindicato está recebendo currículo de profissionais interessados, dando preferência a aqueles que eram sindicalizados quando estavam na ativa. Os currículos podem ser enviados através do WhatsApp 11 97199-2987.
O enquadramento sindical da Recom, empresa no mercado desde 1984, foi construído através do diálogo direto, franco e de comum acordo com o proprietário. “Foi necessário apenas uma única conversa”, conta Jurandir Franco, sindicalista responsável pela iniciativa e concretização do caso. O empresário reconheceu de imediato que sua empresa é uma gráfica. O Sindicato deseja sucesso para empresa e aos trabalhadores em Atibaia.
“Enquanto empresas e sindicatos fecharam as portas durante o governo de Bolsonaro, além de dificuldades deixadas sobre aqueles que resistem, o Sindigráficos continua fazendo luta em defesa da vida, emprego, renda, direitos e condições de trabalho dos gráficos nas cidades de sua atuação. Em Atibaia, por exemplo, é mais uma empresa enquadrada como gráfica e o maior beneficiado são os trabalhadores. Portanto, façam a sua parte e fortaleçam quem luta por vocês. Seja forte, seja sócio. Sindicalize-se”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.