Os donos de gráficas que se acostumaram a sonegar direitos dos trabalhadores no governo Bolsonaro, este que extinguiu até o Ministério do Trabalho (MTE), preparam-se! A partir de 2026, o número de fiscais do órgão dobrará em Jundiaí e região, passando de 11 para 23, conforme foi informado em primeira mão pelo staff da Gerência Regional local, liderada por Luciano Moysés, em reunião no Sindigráficos com o presidente Leandro Rodrigues há poucos dias. Gráfico: valorize quem luta por ti. Sindicalize!
A ampliação visa atender a grande demanda do movimento sindical que vem solicitando a fiscalização em empresas que insistem em descumprir as leis trabalhistas, mesmo diante da cobrança sindical. O MTE tem poder de autuar e multar tais empresas. A ação agiliza a adequação das mesmas na garantia do salário, direitos e das condições de trabalho pelos empregadores.
Foram contratados 900 fiscais do Trabalho pelo governo Lula a pedido do movimento sindical. No início do mandato, Leandro do Sindigráficos participou de encontro com o ministro da pasta, Luiz Marinho. Na ocasião, reforçou a urgência das contratações para a garantia das fiscalizações e também das mesas de conciliação do Mistério juntos às empresas então em desacordo com a lei.
Os novos fiscais já chegaram em Jundiai e estão em treinamento. Antes disso, a Gerência Regional do Trabalho já vinha retomando as mediações, mesmo com o número menor de fiscais. Por esta razão, já na próximo, a gráfica Amaral terá de se explicar no MTE diante do Sindigráficos, onde terá de garantir a alimentação dos seus trabalhadores, férias e os demais direitos pendentes, inclusive os da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria na região.
Além do gerente regional do Trabalho de Jundiaí na visita de cortesia ao Sindigráficos, outros representantes do MTE também fizeram questão de participar. Entre eles, Rosemary Cristina (chefe da fiscalização), Valéria Aparecida (chefe das relações do Trabalho) e Mário Augusto (assessor da Gerência Regional). A presença do comando do Ministério no Sindicato fortalece a entidade sindical dos gráficos. Inclusive, para seguir na luta em prol do trabalhador em 2026. Gráfico: seja forte, seja sócio. Sindicalize-se!
