GRÁFICA BRAGANÇA RECONHECE AÇÃO DO SINDICAL EM PROL DOS TRABALHADORES E ABRE DIÁLOGO PARA TRATAR SOBRE FÉRIAS, JORNADA E REGISTRO DO TRABALHO

A empresa foi noticiada na última edição do jornal Gráficos da Luta – informativo sobre a luta do Sindigráficos em defesa da categoria em Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e região. Foi apurado que existe 15 trabalhadores, porém, houve denúncias da ausência de registros na Carteira de Trabalho. Além de problemas com fracionamento das férias e na liberação do trabalho mais cedo nos dias de semana em que o sábado é feriado – um direito garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria (CCT). 

A fim de prestar informações a respeito e um bom diálogo, a Gráfica Bragança já se colocou à disposição do sindicato para explicar tudo. Gráfico: valorize quem luta por ti. Sindicalize!

O Sindigráficos é formado por trabalhadores para defender o interesse do trabalhador. A empresa reconhece esse papel e mostrou sensibilidade ao colocar seu advogado para tratar dos temas noticiados. Assim, até o final desse mês, uma reunião será realizada. 

“Portanto, em defesa dos gráficos, a pauta da reunião será sobre a concessão das férias coletivas, que podem estar prejudicando os trabalhadores, além de possíveis problemas na jornada de trabalho e suspeita da falta de registro de trabalho na carteira”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. 

É bom lembrar que, segundo a CLT (Lei do Trabalho), até se permite fracionar o período de descanso anual, porém nunca mais do que em três partes durante o ano e que um desses períodos tenha 14 dias pelo menos, de modo que, ao final, garanta o total de 30 dias de férias no ano. O sindicato buscará saber se está tudo regular e também sobre o registro de todos gráficos que trabalham lá. 

O sindicato também quer respostas sobre o cumprimento de outros direitos dos gráficos que estão acima da CLT. Em especial um que permite a redução da jornada na semana em que o sábado é feriado, concessão de folga ou pagamento de hora-extra caso não seja reduzida. Denúncias apontam falhas nisso também. Gráfico: seja forte, seja sócio!

Compartilhe: