GRÁFICOS: DOMINGO, DIA DAS ELEIÇÕES, É FERIADO. SE EMPRESA ESCALAR PARA TRABALHAR, DEVE PAGAR 100% DE HORA-EXTRA E DAR AS CONDIÇÕES PARA VOTAR

Muita gente não sabe é que o dia da votação é considerado feriado nacional.
A previsão está no artigo 380 do Código Eleitoral, que estabelece que “será feriado nacional o dia em que se realizarem eleições de data fixada pela Constituição Federal. Portanto, domingo (4/10) será feriado. A legislação brasileira, por sua vez, permite que se trabalhe neste dia, mas garante ao trabalhador o direito de se ausentar pelo tempo necessário para votar, sem sofrer da qualquer prejuízo. E garante, também, que a empresa pague 100% de hora-extra pelo trabalho nestes dias. 

O Sindigráficos aproveita e reforça ao trabalhador para votar somente em candidatos que apoiam o fim da escala 6×1, redução de jornada de trabalho para 40h sem redução salarial. O presidente Lula e o ex-ministro da Fazenda (Haddad), inclusive, têm cobrado do Congresso Nacional a aprovação de projeto nesta direção. Voto tem consequência. 

FONTE: Com informações do G1
https://g1.globo.com/google/amp/trabalho-e-carreira/noticia/2026/09/28/vai-trabalhar-no-dia-da-eleicao-patrao-pode-descontar-horas-para-votar-veja-seus-direitos.ghtml

Compartilhe: